segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Artigos do SciELO Brasil










Olá.

Para quem já conhece, vale lembrar, e para quem não conhece, não sabe o que está perdendo. Estou falando da SciELO Brasil (Scientific Electronic Library Online), uma biblioteca eletrônica contendo artigos de períodicos científicos brasileiros. Dali, saquei alguns links interessantes para artigos sobre Pedagogia Hospitalar e Cia.  Mas, vale investigar mais, direto lá na fonte, ok? Aqui só vão umas amostras.


Seguem os links :
 
A escuta pedagógica à criança hospitalizada: discutindo o papel da educação no hospital

 

Rejane de S. Fontes

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000200010&lng=pt&nrm=iso


Laboratório on-line de aprendizagem: uma experiência de aprendizagem colaborativa por meio do ambiente virtual de aprendizagem Eurek@Kids

Patrícia Lupion Torres

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622007000300006&lng=pt&nrm=iso


Contribuições da educação profissional em saúde à formação para o trabalho em classes hospitalares


Alessandra Santana Soares e Barros

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622007000300002&lng=pt&nrm=iso


Experiências de ensino, pesquisa e extensão no setor de pedagogia do HIJG
 

Terezinha Maria Cardoso

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622007000300004&lng=pt&nrm=iso


Classe hospitalar: um olhar pedagógico singular (Resenha)

Adriana Cunha Padilha
; Larissa de Souza Martins

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382010000200012&lng=pt&nrm=iso


Um abraço.
Alexandre Kassis

domingo, 30 de janeiro de 2011

Curso: A formação do Contador de Histórias



 Ao lado,foto de Malba Tahan, um dos nossos grandes Contadores de Histórias

 


 

 

 

Olá.

 

Seguem informações sobre um dos cursos presenciais que ministro aqui em São Paulo, indicado também para aqueles que desejam utilizar a contação de histórias como recurso em ambientes hospitalares, o que já é desenvolvido por contadores de histórias voluntários e pode ser desenvolvido com qualidade pelos docentes.
 

A formação do contador de histórias: panorama teórico e avaliação de técnicas é um curso Teórico e Prático, com exercícios para desenvolver fluência na contação de histórias para crianças e/ou adultos em diferentes contextos e finalidades.

 

Público- Alvo:

Contadores de histórias (iniciantes, profissionais ou voluntários),professores, bibliotecários, psicólogos, mães, pais e público em geral.

 

Síntese do Programa:

A formação do contador de histórias: panorama teórico e avaliação de técnicas tem como objetivos focalizar certas obras  que versam a respeito da formação nessa área e a avaliação de algumas técnicas, com base em aulas expositivas, debates sobre teorias, análises de  técnicas narrativas, apresentação de atuações de contadores (com utilização de gravações em vídeo), exercícios de narração, jogos teatrais e improvisações, para fundamentar a escolha consciente  das perspectivas e ações que melhor se adaptam ao estilo de cada contador.

Trata-se de um curso inédito, pois focalizará múltiplas vozes, as palavras de escritores que se debruçaram na análise e elaboração de diversas propostas referentes à atuação no campo da, por muitos chamada, "arte de contar histórias", não limitado à visão, personalidade e valores de  único autor, o que fomentará um conhecimento mais abrangente sobre as teorias e técnicas na esfera da formação de contadores de histórias para crianças e/ou adultos, em diferentes contextos e finalidades.

Qual o significado da contação de histórias? Qual a função das histórias?  Como escolher histórias ? Como classificá-las? Como estudar e conhecer histórias? Quais  habilidades deve ter o contador? Que recursos internos e externos são necessários? Qual a postura ideal diante dos ouvintes? Quais as melhores técnicas para contar histórias? Como preparar narrativas orais?  Que cuidados com a voz e com o corpo são necessários? Como preparar o espaço e o cenário para a contação? Essas e outras questões serão debatidas nesse curso.

Serão abordadas obras como as de  Gislayne Avelar Matos, Regina Machado, Cléo Busatto, Vania Dohme, dentre outras, todas fundamentais para a formação de contadores e contadoras de histórias.

 

Local:

Vamos Constelar

Avenida Irerê, 1105 – Planalto Paulista – São Paulo – SP(Paralela à Avenida Indianópolis, próxima da Estação São Judas do Metrô)

Fone: (11) 2862-4340

 

Material:

Todo o material utilizado em aula será fornecido em CD (apresentações em PowerPoint, contos, roteiros dos exercícios propostos, indicações bibliográficas, lista de links interessantes etc.)

 

Vagas:

Mínimo 6 alunos e máximo 12 alunos por turma

 

Certificado:

Ao participante que comparecer  em todos os dias do curso, cumprir o horário das aulas e realizar todas as atividades de forma satisfatória, será conferido certificado de participação em curso livre.


Carga Horária: 

10 horas

divididas em 2 encontros de 5 horas (aos sábados


Valor:

R$ 150,00

 

Formas de Pagamento:

Pagamento por depósito bancário no BRADESCO* ou pelo "pagseguro" – UOL**

*É possível realizar pagamento via depósito bancário no BRADESCO.

 ** Também,  para facilitar os pagamentos de nossos cursos e ao mesmo tempo proporcionar segurança aos participantes, oferecemos o serviço “pagseguro” da UOL. A partir desse serviço, você pagará o valor do curso via Cartão de Crédito ( à vista ou parcelado), Boleto bancário ou pelo Bankline.


Observações Importantes:

Não há reservas de vagas.

A inscrição só será efetivada após o pagamento do valor integral do curso.

Não podem ser feitas inscrições no dia do curso.

Em caso de não comparecimento , o valor pago não será devolvido.

Em caso de desistência até 72 horas antes do curso, será reembolsado 50% do valor pago, após o dia do curso.

Após esse período, o valor pago não será devolvido.

Em caso de não formação de turma com número mínimo de inscritos (6 pessoas), o valor pago será devolvido integralmente e o inscrito será avisado sobre novas turmas.

 

Para informações sobre novas turmas visite a página do curso.


Um abraço.

Alexandre Kassis


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Formação de Professores - Produções Acadêmicas










Para quem tem interesse em produções acadêmicas relacionadas à formação de professores para atendimento escolar  a estudantes hospitalizados, segue o link para a Dissertação de Mestrado da Professora Amália Neide Covic / GRAACC.


Confira em

Amália Neide Covic

Dissertação de Mestrado em Educação: Currículo – PUCSP (2003)

Atendimento Pedagógico Hospitalar: convalidando um experiência  e sugerindo ideias para formação de educadores





 Um abraço.

Alexandre Kassis

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Conheça o LABRIMP




Se você tem interesse em desenvolver projetos ou atividades pedagógicas que envolvam brinquedos, em qualquer contexto educacional, com fundamentação teórica e metodológica consistentes, para práticas de qualidade nessa direção, vale conhecer a fundo o LABRIMP – Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos da Faculdade de Educação da USP – FEUSP.

Confira em


Um abraço.

Alexandre Kassis

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

MEC /SEESP- Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar













Siga o link para um importante documento publicado pelo MEC e pela SEESP em 2002, Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar: Estratégias e Orientações, no mínimo para tomar conhecimento da visão do MEC sobre o tema, na época de sua publicação, e sua influência atual sobre as políticas públicas e ações nesse âmbito.

Baixe o documento em



Um abraço.

Alexandre Kassis

Classificação de Jogos, Brinquedos e Organização de Brinquedotecas

Para usos conscientes de jogos e brinquedos com objetivos educacionais, é necessária a formação específica dos professores e professoras, quer para usos em classes regulares, quer para usos em classes e/ou brinquedotecas hospitalares. 

É preciso saber escolher entre  vários jogos e brinquedos, saber classificá-los  e/ou adaptá-los a fins educacionais, ter noções básicas sobre como organizar uma brinquedoteca nesse sentido, além do prazer que ela pode proporcionar, e que ela não seja uma simples coleção de jogos e brinquedos à disposição das crianças e adolescentes.

Nas minhas andanças pela Rede, encontrei um artigo ótimo da professora Karina Toledo de Araújo,  docente do Curso de Graduação em Pedagogia e Turismo – UniFil, do Curso de Pós-Graduação em Educação Infantil – UniFil e Coordenadora da Brinquedoteca – UniFil.
 
Lá, ela  fornece informações preciosas sobre jogos, brinquedos e sobre a organização de Brinquedotecas.


Confira em


Um abraço.

Alexandre Kassis

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Conheça o CERELEPE








Conheça o CERELEPE (Centro de Estudos sobre Recreação, Escolarização e Lazer em Enfermarias Pediátricas).

Vou deixar que ele mesmo se apresente  e você perceberá logo que vale a pena salvar o link   em seus favoritos, já que você se interessa pelo tema Pedagogia Hospitalar.

"Somos um centro de pesquisa e documentação voltado para o estudo da escolarização em ambiente hospitalar. Tudo que diz respeito ao trabalho de professores junto a jovens pacientes hospitalizados, ao atendimento domiciliar para crianças enfermas e, portanto, à Classe Hospitalar e à Pedagogia Hospitalar, nos interessa de perto. Do mesmo modo, nos interessam também, assuntos relacionados à contação de histórias em hospitais, à expressão artística – plástica, cênica ou musical - em hospitais e às atividades de recreadores em brinquedotecas nestes espaços.

O que fazemos no CERELEPE
 
Reunimos e organizamos documentos e materiais diversos – impressos e digitalizados – que auxiliam quem quiser entender e refletir acerca do atendimento pedagógico em ambiente hospitalar. Assim, mantemos um acervo de livros, periódicos, separatas, filmes, documentários, revistas e matérias de jornal. Isto porque o foco de nossa atuação é promover a pesquisa e a formação para o atendimento em Classe Hospitalar. Assim, além oferecermos subsídios para a formação dos alunos da Faculdade de Educação da UFBA, ofertamos periodicamente cursos de capacitação voltados à comunidade externa. Acima de tudo, produzimos conhecimento, por exemplo, sobre a aprendizagem da criança hospitalizada, sobre métodos e técnicas de ensino no ambiente adverso do hospital, sobre a formação de profissionais de educação para esse ambiente, sobre a receptividade dos hospitais a esse trabalho. Partem de investigações que resultam em artigos, monografias, trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado, os quais buscaremos sempre disponibilizar nessa página. Difundimos nova informação sobre Classe Hospitalar e compartilhamos aquela já existente na rede. Não somos um serviço de atendimento pedagógico a crianças e adolescentes hospitalizados. Não somos, portanto, uma Classe Hospitalar, o que não impede, todavia, que possamos prestar algum tipo de consultoria." 

( Fonte: http://www.cerelepe.faced.ufba.br/quemsomos.php)


Confira tudo em 


Um abraço.
Alexandre Kassis

Livro sobre Educação Inclusiva

















O livro Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? é uma realização conjunta entre a USP – Universidade de São Paulo, a CECAE – Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais, a Rede SACI - Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação e  a Fundação Telefonica, sob coordenação da socióloga Marta Gil -  São Paulo, Imprensa Oficial, 2005.
  
É um livro abrangente e importante sobre o tema da Educação Inclusiva, que é de interesse de todos, incluindo docentes de classes hospitalares, certamente!



Um abraço.
Alexandre Kassis

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Brinquedotecas Hospitalares

















Sob pontos de vistas teóricos, o lúdico no desenvolvimento infantil é considerado essencial  nas perspectivas de diversos autores; na prática, sua validade tem sido verificada por seus resultados educacionais, quer no cotidiano extra-escolar, quer no escolar regular. 

Numa perspectiva da Pedagogia Hospitalar, como a compreendemos, o lúdico é especialmente importante em atendimentos pedagógicos nos hospitais, o que justifica a existência de brinquedotecas nesses espaços dedicados à atenção à saúde integral dos pacientes, no foco educacional,também estudantes, com seus direitos de  continuidade na escolarização.


Abaixo, seguem alguns links interessantes sobre o tema Brinquedoteca Hospitalar. Confira, pois  seus conteúdos valem como uma introdução ao tema e a alguns debates.


Abraços.

Alexandre Kassis


A BRINQUEDOTECA HOSPITALAR COMO FATOR DE PROMOÇÃO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA



BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: UMA REALIDADE DE HUMANIZAÇÃO PARA ATENDER CRIANÇAS HOSPITALIZADAS


BRINQUEDOTECAS HOSPITALARES, SUA ANÁLISE EM FUNÇÃO DE CRITÉRIOS  DE QUALIDADE


BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: DA OBRIGATORIEDADE LEGAL AO DESRESPEITO À LEI – A LEI FEDERAL Nº. 11.104/2005 COMO CASO EMBLEMÁTICO ENVOLVENDO LIMITES NAS MEDIDAS DE HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR

Caderno Temático do SAREH










Olá.

Segue link para o Caderno Temático do SAREH, publicado em 2010, pelo Governo do Estado do Paraná. É uma das referências obrigatórias para quem quer desenvolver atendimentos pedagógigos hospitalares de qualidade.


O caderno pode ser acessado e baixado em:
Caderno Temático - SAREH



Um abraço.

Alexandre Kassis

Classe Hospitalar - Hospital Infantil Cândido Fontoura















Seguem dois links para projetos da Classe Hospitalar do Hospital Infantil Cândido Fontoura, coordenados pelas professoras Angela Maria Sanchez e Maria Aparecida de L.R.Roveran aqui em São Paulo, indicados pela professora Marli Fiorentin, do Rio Grande do Sul.

Tecnologia é utilizada como remédio em Hospital de São Paulo

Blog da Classe Hospitalar do HICF

 

Um abraço.
Alexandre Kassis

domingo, 23 de janeiro de 2011

O significado da Pedagogia Hospitalar



Medicina e Pedagogia obviamente são muito diferentes por suas finalidades, no entanto ambas servem ao núcleo central do mesmo trabalho, a atuação e cuidado com o paciente, apesar de suas diferenças e precisamente por elas, coincidem e se completam.(SIMANCAS & LORENTE, apud Verdi, 2009, p.166)

Embora ainda não expressivo em termos numéricos, o atendimento pedagógico hospitalar já é realidade em diversos hospitais brasileiros, fazendo os profissionais do campo de pedagogia e outros profissionais da educação desenvolver práticas educacionais em "classes hospitalares", junto a crianças e adolescentes que se encontram hospitalizados.

De acordo com Ceccim (2010, p.33), “as classes educacionais hospitalares” não esgotam o conceito de atendimento pedagógico, nem significam a presença de uma escola formal no interior dos hospitais, e a sua  principal “novidade” está em
assegurar o compromisso das áreas da educação e da saúde com o desenvolvimento das crianças, tanto cognitivo como afetivo. Atender demandas de desenvolvimento é condição para atenção integral à saúde e uma exigência ao tratamento de crianças quando hospitalizadas, uma vez que esta condição oferece risco ao desenvolvimento e seu não atendimento acentua as vulnerabilidades em saúde.


As interrupções das rotinas próprias da infância (as atividades lúdicas e recreativas, a ida diária à escola, o encontro com os colegas, o convívio com irmãos, pais, demais familiares, vizinhos) causam impacto negativo sobre a criança hospitalizada, que se vê obrigada a passar horas, dias, meses e até anos em um ambiente muitas vezes hostil, submetendo-se a exames, injeções etc., convivendo com medo, angústia, privação de liberdade, dentre outros fatores que podem causar sofrimento físico e emocional.  Como afirma Novaes (apud Verdi, 2009, p. 165)

(...) a criança ao ser hospitalizada se vê envolvida em uma grande aventura, com ameaça a seu bem-estar físico e emocional, junto com sua família e os profissionais de saúde. É reconhecido o vínculo existente entre a mente e o corpo, emoção e o sintoma físico, em que mais importante é a criança doente e não a doença da criança.


Com a ação conjunta dos vários profissionais da saúde que compõem as equipes multidisciplinares em hospitais de qualidade, os  profissionais com formação em Pedagogia Hospitalar poderão fazer parte dessas equipes, atendendo às necessidades educacionais das crianças e adolescentes  internados, favorecendo seu desenvolvimento pleno em contextos hospitalares.

Num trabalho integrado entre educadores, equipe de saúde e famílias, o enfermo, por meio de ações lúdicas, recreativas e pedagógicas, dará continuidade à sua vida escolar, o que beneficiará também sua saúde física, mental, cognitiva e emocional (Verdi, 2009,p.166).

Sem o objetivo de descrever e analisar as minúcias sobre a Pedagogia e as diferentes possibilidades de ação dos profissionais nesse campo, apontamos para a síntese oferecida por Libâneo (apud Jesus, 2009,p.83)que destaca  o pedagogo como “um profissional que lida com fatos, estruturas, contextos e situações, referentes à prática educativa em suas várias modalidades e manifestações”. 

Assim, a prática educativa do profissional em pedagogia em hospitais pode ser bem mais abrangente e não tem que se restringir aos processos de escolarização de crianças enfermas em uma “classe hospitalar”, de acordo com a definição do Ministério da Educação, “um ambiente hospitalar que possibilita o atendimento educacional de crianças e jovens internados que necessitam de educação especial e que estejam em tratamento hospitalar” (MEC, 1994, p.20).

Como conceito norteador fundamental, elegemos a Pedagogia Hospitalar por considerá-la expressiva no sentido de sua maior abrangência no sentido de alargar as possibilidades de ações pedagógicas em ambientes hospitalares, para além da “classe hospitalar” o da “escolarização hospitalar”, pois o pedagogo poderá participar de outros projetos sociais e educacionais no âmbito hospitalar, envolvendo todos os que participam desse universo ( crianças e adolescentes, pais, acompanhantes, equipe de saúde, voluntários etc.)


Referências Bibliográficas

CECCIM, R. B. Classes hospitalares e a escuta pedagógica no ambiente hospitalar. In Cadernos Temáticos. SAREH – Serviço de Atendimento à rede de Escolarização Hospitalar - Governo do Estado do Paraná / Secretaria de Estado  da Educação, 2010, p.33.

JESUS, V.B.G. Atuação do pedagogo em hospitais.  In MATOS, L. M, Elizete (org) . Escolarização Hospitalar – Educação e saúde de mãos dadas para Humanizar. Rio de Janeiro: Vozes, 2009, p.81-91
MATOS, L. M, Elizete ( org) . Escolarização Hospitalar – Educação e saúde de mãos dadas para Humanizar. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

VERDI, C. A importância de Literatura Infantil no Hospital. In MATOS, L. M, Elizete          (org). Escolarização Hospitalar – Educação e saúde de mãos dadas para Humanizar. Rio de Janeiro: Vozes, 2009, 161-173

Especialização em Pedagogia Hospitalar








Com o objetivo de propiciar formação especializada de qualidade, a Faculdade Nossa Senhora de Lourdes oferece o curso de Especialização em Pedagogia Hospitalar.

Os atendimentos pedagógicos  estão presentes em diversos hospitais, nas ações educacionais junto a crianças e adolescentes que se encontram internados,desenvolvidas por profissionais formados em pedagogia e outras áreas.

Como ressaltam vários estudos acadêmicos, que focam os efeitos da hospitalização sobre o desenvolvimento infantil e juvenil, as interrupções das rotinas próprias da infância  e adolescência (as  atividades lúdicas e recreativas, a ida diária à escola, o encontro com os colegas, o convívio com irmãos, pais, demais familiares, vizinhos etc.) causam impacto negativo. As crianças e adolescentes  hospitalizados se vêem obrigados a passar horas, dias, meses e até anos em  ambientes, muitas vezes hostis, sujeitos a cirurgias, medicações, exames, injeções, acessos para soro, limites alimentares, convivendo com dor, mal-estar, medo, angústia, privação de liberdade, dentre outros fatores que podem causar sofrimento físico e emocional.

Na ação conjunta dos vários profissionais da saúde que compõem as equipes multidisciplinares em hospitais de qualidade, os com formação  especializada em Pedagogia Hospitalar poderão atender às necessidades educacionais das crianças e adolescentes internados, favorecendo seu desenvolvimento pleno. 


Assim, na intersecção entre Educação e Saúde, num trabalho integrado entre educadores dos hospitais e das escolas regulares, equipes de saúde e famílias, os estudantes hospitalizados poderão dar continuidade às suas escolarizações, o que beneficiará também a saúde física, mental, cognitiva e emocional desses sujeitos.

Para mais informações e inscrições, visite  página do curso de Especialização em Pedagogia Hospitalar,  no site da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes.


Um abraço.

Alexandre Kassis

Razão desse Blog

Esse Blog surge como mais um espaço para publicações e comunicações entre todos que querem conhecer ou se interessam pelo tema Pedagogia Hospitalar (e Cia.), sobre aspectos da sua  história, teorias, legislação,trabalhos acadêmicos, sobre algumas práticas cotidianas de professoras(es), que prestam atendimento pedagógico especializado a crianças e adolescentes hospitalizados, buscando garantir o direito à  continuidade de suas escolarizações, contribuindo também com sua saúde integral.

Venho pesquisando sobre o assunto e participei recentemente de um curso de  Extensão sobre o tema, no Hospital do Câncer A.C.Camargo,aqui em São Paulo.

Depois disso, acabei totalmente envolvido com esse universo, que une os campos da Educação e da Saúde, e agora publicarei aqui  minhas reflexões pessoais e meus "achados" interessantes nesse âmbito, compartilhando com todos  e buscando divulgar a Pedagogia Hospitalar,  ainda desconhecida por muita gente, o que não faz justiça à sua importância.

A contribuição de todos também será muito bem-vinda, como elaboração conteúdos, sugestão de links interessantes etc.

No momento, meu foco específico de interesse é o uso das TICs em classes hospitalares. Pretendo apontar para as vantagens de sua utilização como ferramentas facilitadoras dos processos de comunicação e de  ensino/aprendizagem/avaliação, fomentando a formação específica de docentes para o uso das TICs e outros recursos na hospitalização escolarizada e na Educação Especial.

Espero abrir  mais algumas portas e janelas, também ser iluminado ao trocar com todos,  construindo conhecimentos nesse sentido e unindo forças para fomentar discussões e ações positivas nesse contexto.

Abraços.

Alexandre Kassis