terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Classe Hospitalar do Hospital das Clínicas - Ribeirão Preto - São Paulo










 
Para conhecer um pouco sobre a Classe Hospitalar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP), recomendo a leitura do  artigo  disponível em



Conheça também os Projetos de Humanização Hospitalar do H.C. de Ribeirão Preto.

Confira.

Um abraço.

Alexandre Kassis

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Psicologia Hospitalar - Livro


 

A Psicologia Hospitalar é uma das frentes essenciais nas equipes multidisci-
plinares em hospitais de qualidade, centrada no atendimento psicológico dos enfermos, de seus familiares e da equipe de saúde, os cuidadores. 






Como docentes em classes hospitalares, devemos conhecer todas as  especialidades envolvidas no processo de promoção da saúde física/emocional e nessa perspectiva, trago como sugestão de leitura o livro da querida professora Christina Neder (que tive oportunidade de conhecer no ano passado) - Avanços da Psicologia Hospitalar: por onde caminhamos?, publicado pelo Centro Universitário São Camilo e pela Editora Paulus. 

É um breve estudo sobre a atuação dos psicólogos em hospitais, sua história, desenvolvimento e avanços, versando sobre a atuação do psicólogo no campo da saúde, na assistência aos pacientes e seus familiares, no cuidado aos cuidadores e nas áreas de ensino e pesquisa.

Para que você tenha idéia da obra como um todo, ela se divide em 6 capítulos:

1. Da psicologia à psicologia hospitalar: compreendendo o adoecer
2. Psicologia nas especialidades médicas e cirúrgicas: áreas técnicas de intervenção
3. O impacto do adoecimento sobre a família
4. A relação entre o paciente e os profissionais da saúde
5. O que o morrer e a morte nos ensinam?
6. Cuidando do cuidador: aspectos de uma atenção integral

Vale a pena conhecer as especificidades do campo da Psicologia Hospitalar, bem como de outras especialidades de atendimento hospitalar, além do pedagógico, que com certeza enriquecerá nossos diálogos e atuações junto às equipes multidisciplinares, em favor da atenção integral à saúde, em especial, de nossos “aprendizes”, no nosso ponto de vista, não só “pacientes”.

Confira.

Um abraço.

Alexandre Kassis

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Teses e Dissertações - PUC Paraná

 


Há diversas pesquisas acadêmicas, desenvolvidas junto à PUC do Paraná,relativas à Pedagogia Hospitalar. 

Selecionei algumas delas, em especial, as que focam o uso das TICs nesse âmbito, assunto que venho pesquisando há algum tempo, e outras duas, uma referente ao uso de mapas conceituais em práticas  inovadoras nas classes hospita-
lares e outra sobre o desafio do professor universitário na formação de professores para a educação hospitalar,realizada por
Elizete Lúcia Moreira Matos, uma das  pioneiras em estudos sobre Pedagogia Hospitalar no Brasil.

Demorei para postar os links que seguem abaixo, pois a Biblioteca Digital da PUC Paraná estava fora do ar há vários dias. Hoje ela voltou ao normal. Que bom!

Confira.

Um abraço.

Alexandre Kassis



Teses e dissertações - PUC Paraná

A mediação pedagógica em um ambiente virtual de aprendizagem em contexto hospitalar

Gisele Cipriano Rodacoski
http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1448 

 
 

Ambientes virtuais de aprendizagem -uma proposta para inclusão de escolares hospitalizados

Ana Lucia Berno Bonassina  
http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1080


 
Análise de websites educacionais e suas contribuições na formação dos professores que atuam em contexto de hospitalização escolarizada


Renata Largura de Lima Furtado
http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1685

 
 

Aspectos da formação do professor na mediação pedagógica na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Escolarização Hospitalar

Cristiane Maria França
http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1396


 
Contribuições para a concepção de um ambiente virtual de aprendizagem para escolares hospitalizados


Josiane Maria Bortolozzi
http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=748

 

Eurek@kids - um novo olhar para a formação do professor no processo escolar com a utilização de ambiente virtual de aprendizagem


Mariana Saad Weinhardt Costa
http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1162

 

Eurek@kids :uma experiência de uso de ambiente virtual de aprendizagem no processo ensino-aprendizagem em contexto hospitalar


Raquel Pasternak Glitz Kowalski
http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1168


Mapa conceitual :um instrumento para a formação de professores que trabalham com a escolarização no hospital para uma prática inovadora


Luiza Tatiana Forte
http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1459

 

O desafio do professor universitário na formação do pedagogo para atuação na educação hospitalar


Elizete Lúcia Moreira Matos
http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1426



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Perspectivas de Profissionais da Saúde sobre Crianças Hospitalizadas














Florence Nightingale


É importante ressaltar que os estudos da Pedagogia Hospitalar não podem considerar apenas as visões acadêmicas e práticas exclusivas de profissionais diretamente ligados à área da educação infantil em ambientes hospitalares. Nesse sentido,em favor da comunicação e  construção de saberes interdisciplinares, é justo considerar as produções de profissionais da saúde, como os da área da enfermagem, em suas pesquisas e considerações referentes  às crianças hospitalizadas, como é o caso do artigo

O ambiente estimulador ao desenvolvimento da criança hospitalizada, assinado por 

Giovana Soares Bortolote e  José Roberto da Silva Brêtas


Confira em
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000300002&lng=en&nrm=iso


Um abraço.

Alexandre Kassis

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Lúdico em Ambientes Hospitalares



Poliana Coelho da Silva


Olá.

Recebi indicações da psicopedagoga Poliana Coelho da Silva (Viçosa-Minas Gerais), que dinamiza o blog Brinquedoteca Hospitalar "Doce Brincar".  

Ela sugeriu dois artigos,um sobre o lúdico e seu papel na regulação das emoções de crianças hospitalizadas, outro sobre a brinquedoteca
como espaço de formação de educadores. 

Grato pela colaboração,Poliana!


Confira em

O lúdico e suas implicações nas estratégias de regulação das emoções em crianças hospitalizadas
 

Sâmela Soraya Gomes de Oliveira
Maria da Graça B. B. Dias


Brinquedoteca: Espaço de Formação de Educadores

Eliana Maria Magnani
Maria Inês Flores Refosco
Nelca Hilda Sperb Pegoraro
Raquel Chiara Hillebrand
Solange Terezinha da Silva

http://revistas.unipar.br/educere/article/viewFile/182/156


Um abraço.

Alexandre Kassis

Vídeo sobre a Associação Viva e Deixe Viver




Olá.

Para quem não conhece a Associação Viva e Deixe Viver, que há anos forma voluntários para contar histórias a crianças hospitalizadas, segue a primeira parte de um vídeo sobre ela, do Programa Ressoar - Rede Record. Conheço de perto o trabalho dela, pois tive o prazer de ministrar oficinas para contadores(as) de histórias em sua Sede aqui em São Paulo e um curso online para diversas praças onde atua. 

Sou fã!

Confira esses e outros vídeos disponíveis no YouTube e se quiser se tornar voluntário(a), busque informações lá no site da Associação Viva e deixe Viver.

Um abraço.

Alexandre Kassis


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Contar Histórias com Livro de Folhas Soltas

 



















Olá.

Encontrei um artigo ótimo sobre a experiência de contar histórias  para crianças hospitalizadas, utilizando um livro de folhas soltas, mais adequado à situação, como descrito pelas autoras


Ana Maria Cavalcante de Araujo - CUFSA
anamaria.araujo@uol.com.br 

Camila Oshiro Pola - CUFSA
mi.oshiro@gmail.com

Maria Elena de Gouvêa - CUFSA
elenagouvea@yahoo.com.br

Ivete Pellegrino Rosa - CUFSA
ivete.pellegrino@mac.com


O artigo é



Confira.

Um abraço.

Alexandre Kassis

Entrevista: Regina Machado - Contar Histórias

 














Olá.

Segue a primeira parte da entrevista da professora e contadora de histórias Regina Machado (ECA-USP), concedida à VEJA.com.
Lá no YouTube, há a continuação dessa entrevista (em outros vídeos) , que é bastante interessante a todos que querem contar histórias com qualidade, em diferentes contextos e finalidades, inclusive, é claro, na escolarização hospitalar.

Um abraço.

Alexandre Kassis