A Psicologia Hospitalar é uma das frentes essenciais nas equipes multidisci-
plinares em hospitais de qualidade, centrada no atendimento psicológico dos enfermos, de seus familiares e da equipe de saúde, os cuidadores.
plinares em hospitais de qualidade, centrada no atendimento psicológico dos enfermos, de seus familiares e da equipe de saúde, os cuidadores.
Como docentes em classes hospitalares, devemos conhecer todas as especialidades envolvidas no processo de promoção da saúde física/emocional e nessa perspectiva, trago como sugestão de leitura o livro da querida professora Christina Neder (que tive oportunidade de conhecer no ano passado) - Avanços da Psicologia Hospitalar: por onde caminhamos?, publicado pelo Centro Universitário São Camilo e pela Editora Paulus.
É um breve estudo sobre a atuação dos psicólogos em hospitais, sua história, desenvolvimento e avanços, versando sobre a atuação do psicólogo no campo da saúde, na assistência aos pacientes e seus familiares, no cuidado aos cuidadores e nas áreas de ensino e pesquisa.
Para que você tenha idéia da obra como um todo, ela se divide em 6 capítulos:
1. Da psicologia à psicologia hospitalar: compreendendo o adoecer
2. Psicologia nas especialidades médicas e cirúrgicas: áreas técnicas de intervenção
3. O impacto do adoecimento sobre a família
4. A relação entre o paciente e os profissionais da saúde
5. O que o morrer e a morte nos ensinam?
6. Cuidando do cuidador: aspectos de uma atenção integral
Vale a pena conhecer as especificidades do campo da Psicologia Hospitalar, bem como de outras especialidades de atendimento hospitalar, além do pedagógico, que com certeza enriquecerá nossos diálogos e atuações junto às equipes multidisciplinares, em favor da atenção integral à saúde, em especial, de nossos “aprendizes”, no nosso ponto de vista, não só “pacientes”.
Confira.
Um abraço.
Alexandre Kassis
Nenhum comentário:
Postar um comentário