quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Grupo de Estudos e Pesquisas em Arteterapia Junguiana (Online)


Convite:


Grupo de Estudos e Pesquisas em Arteterapia Junguiana (Online)

Grupo Inaugural: Os Contos da Meia-Idade em Processos Arteterapêuticos


Concepção, Coordenação e Moderação: 

Alexandre Kassis


Bacharel em Ciências Sociais pela USP (1993), Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela USP (2009). Pós-graduação em História, Sociedade e Cultura pela PUCSP (2001), em Gestão da Educação a Distância pela UFJF (2007). Especialista em Arteterapia pela FAVI-NAPE (2012), arteterapeuta – AATESP 258/0613. Pós-graduando em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica – UNIP. Tem experiência como professor em cursos presenciais e a distância (online) versando sobre Literatura Infantil, Contos de Fadas (na Educação e em Processos Terapêuticos/Arteterapêuticos) e Formação de Contadores de Histórias.

Sobre o Grupo:

“Contos da meia-idade” é uma categoria de contos apresentada pelo psiquiatra Allan B. Chinen (1993,1998, 2001) adequada a trabalhos com questões psicodinâmicas de adultos a partir da meia-idade, pois versam de forma metafórica e rica em simbolismo sobre as tarefas de desenvolvimento psicológico na segunda metade da vida.

No grupo de estudos e pesquisas online alguns desses contos serão analisados coletivamente com base em conceitos e perspectivas junguianas em Arteterapia, para o desenvolvimento de pesquisas e seus resultados em publicações futuras sobre suas possibilidades como instrumentos nesse âmbito, com foco nos processos de individuação dos clientes, na ampliação da consciência e no equilíbrio entre o inconsciente e o consciente, no auxílio em amplificações simbólicas, em trabalhos com as quatro funções da consciência/os quatro elementos, em diversas modalidades expressivas.

Todas as interações serão desenvolvidas a distância, via plataforma de aprendizagem Moodle, com fóruns de discussão, chats, atividades individuais e em grupos de colaboração, desenvolvimento de portfólios digitais para compartilhamentos e discussões de resultados de pesquisas e elaboração de publicações futuras.

Valor: Gratuito para Arteterapeutas Profissionais, Associados de todas as Associações reconhecidas pela UBAAT que se interessem pelo tema e que possam desenvolver pesquisas sobre Contos da Meia-Idade em Processos Arteterapêuticos Junguianos.

Vagas: 12 (Doze)

Critérios de seleção e participação: Solicitar via e-mail 

Para alexandre.kassis@uol.com.br

Assunto: Contos da Meia-Idade

Com nome completo e número de Associado na Categoria Profissional em Arteterapia de Associação reconhecida pela UBAAT.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário