segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Brinquedotecas Hospitalares

















Sob pontos de vistas teóricos, o lúdico no desenvolvimento infantil é considerado essencial  nas perspectivas de diversos autores; na prática, sua validade tem sido verificada por seus resultados educacionais, quer no cotidiano extra-escolar, quer no escolar regular. 

Numa perspectiva da Pedagogia Hospitalar, como a compreendemos, o lúdico é especialmente importante em atendimentos pedagógicos nos hospitais, o que justifica a existência de brinquedotecas nesses espaços dedicados à atenção à saúde integral dos pacientes, no foco educacional,também estudantes, com seus direitos de  continuidade na escolarização.


Abaixo, seguem alguns links interessantes sobre o tema Brinquedoteca Hospitalar. Confira, pois  seus conteúdos valem como uma introdução ao tema e a alguns debates.


Abraços.

Alexandre Kassis


A BRINQUEDOTECA HOSPITALAR COMO FATOR DE PROMOÇÃO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA



BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: UMA REALIDADE DE HUMANIZAÇÃO PARA ATENDER CRIANÇAS HOSPITALIZADAS


BRINQUEDOTECAS HOSPITALARES, SUA ANÁLISE EM FUNÇÃO DE CRITÉRIOS  DE QUALIDADE


BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: DA OBRIGATORIEDADE LEGAL AO DESRESPEITO À LEI – A LEI FEDERAL Nº. 11.104/2005 COMO CASO EMBLEMÁTICO ENVOLVENDO LIMITES NAS MEDIDAS DE HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR

2 comentários:

  1. Prezados,

    Pedimos sua ajuda na divulgação:

    II Congresso Internacional Infâncias e Brinquedos Ontem e Hoje

    http://www.portaldobrinquedouff.com.br/congresso/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alexsander. Criei um post com sua sugestão. Abraço.

      Excluir