domingo, 30 de janeiro de 2011

Curso: A formação do Contador de Histórias



 Ao lado,foto de Malba Tahan, um dos nossos grandes Contadores de Histórias

 


 

 

 

Olá.

 

Seguem informações sobre um dos cursos presenciais que ministro aqui em São Paulo, indicado também para aqueles que desejam utilizar a contação de histórias como recurso em ambientes hospitalares, o que já é desenvolvido por contadores de histórias voluntários e pode ser desenvolvido com qualidade pelos docentes.
 

A formação do contador de histórias: panorama teórico e avaliação de técnicas é um curso Teórico e Prático, com exercícios para desenvolver fluência na contação de histórias para crianças e/ou adultos em diferentes contextos e finalidades.

 

Público- Alvo:

Contadores de histórias (iniciantes, profissionais ou voluntários),professores, bibliotecários, psicólogos, mães, pais e público em geral.

 

Síntese do Programa:

A formação do contador de histórias: panorama teórico e avaliação de técnicas tem como objetivos focalizar certas obras  que versam a respeito da formação nessa área e a avaliação de algumas técnicas, com base em aulas expositivas, debates sobre teorias, análises de  técnicas narrativas, apresentação de atuações de contadores (com utilização de gravações em vídeo), exercícios de narração, jogos teatrais e improvisações, para fundamentar a escolha consciente  das perspectivas e ações que melhor se adaptam ao estilo de cada contador.

Trata-se de um curso inédito, pois focalizará múltiplas vozes, as palavras de escritores que se debruçaram na análise e elaboração de diversas propostas referentes à atuação no campo da, por muitos chamada, "arte de contar histórias", não limitado à visão, personalidade e valores de  único autor, o que fomentará um conhecimento mais abrangente sobre as teorias e técnicas na esfera da formação de contadores de histórias para crianças e/ou adultos, em diferentes contextos e finalidades.

Qual o significado da contação de histórias? Qual a função das histórias?  Como escolher histórias ? Como classificá-las? Como estudar e conhecer histórias? Quais  habilidades deve ter o contador? Que recursos internos e externos são necessários? Qual a postura ideal diante dos ouvintes? Quais as melhores técnicas para contar histórias? Como preparar narrativas orais?  Que cuidados com a voz e com o corpo são necessários? Como preparar o espaço e o cenário para a contação? Essas e outras questões serão debatidas nesse curso.

Serão abordadas obras como as de  Gislayne Avelar Matos, Regina Machado, Cléo Busatto, Vania Dohme, dentre outras, todas fundamentais para a formação de contadores e contadoras de histórias.

 

Local:

Vamos Constelar

Avenida Irerê, 1105 – Planalto Paulista – São Paulo – SP(Paralela à Avenida Indianópolis, próxima da Estação São Judas do Metrô)

Fone: (11) 2862-4340

 

Material:

Todo o material utilizado em aula será fornecido em CD (apresentações em PowerPoint, contos, roteiros dos exercícios propostos, indicações bibliográficas, lista de links interessantes etc.)

 

Vagas:

Mínimo 6 alunos e máximo 12 alunos por turma

 

Certificado:

Ao participante que comparecer  em todos os dias do curso, cumprir o horário das aulas e realizar todas as atividades de forma satisfatória, será conferido certificado de participação em curso livre.


Carga Horária: 

10 horas

divididas em 2 encontros de 5 horas (aos sábados


Valor:

R$ 150,00

 

Formas de Pagamento:

Pagamento por depósito bancário no BRADESCO* ou pelo "pagseguro" – UOL**

*É possível realizar pagamento via depósito bancário no BRADESCO.

 ** Também,  para facilitar os pagamentos de nossos cursos e ao mesmo tempo proporcionar segurança aos participantes, oferecemos o serviço “pagseguro” da UOL. A partir desse serviço, você pagará o valor do curso via Cartão de Crédito ( à vista ou parcelado), Boleto bancário ou pelo Bankline.


Observações Importantes:

Não há reservas de vagas.

A inscrição só será efetivada após o pagamento do valor integral do curso.

Não podem ser feitas inscrições no dia do curso.

Em caso de não comparecimento , o valor pago não será devolvido.

Em caso de desistência até 72 horas antes do curso, será reembolsado 50% do valor pago, após o dia do curso.

Após esse período, o valor pago não será devolvido.

Em caso de não formação de turma com número mínimo de inscritos (6 pessoas), o valor pago será devolvido integralmente e o inscrito será avisado sobre novas turmas.

 

Para informações sobre novas turmas visite a página do curso.


Um abraço.

Alexandre Kassis


Nenhum comentário:

Postar um comentário