terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Conheça o CERELEPE








Conheça o CERELEPE (Centro de Estudos sobre Recreação, Escolarização e Lazer em Enfermarias Pediátricas).

Vou deixar que ele mesmo se apresente  e você perceberá logo que vale a pena salvar o link   em seus favoritos, já que você se interessa pelo tema Pedagogia Hospitalar.

"Somos um centro de pesquisa e documentação voltado para o estudo da escolarização em ambiente hospitalar. Tudo que diz respeito ao trabalho de professores junto a jovens pacientes hospitalizados, ao atendimento domiciliar para crianças enfermas e, portanto, à Classe Hospitalar e à Pedagogia Hospitalar, nos interessa de perto. Do mesmo modo, nos interessam também, assuntos relacionados à contação de histórias em hospitais, à expressão artística – plástica, cênica ou musical - em hospitais e às atividades de recreadores em brinquedotecas nestes espaços.

O que fazemos no CERELEPE
 
Reunimos e organizamos documentos e materiais diversos – impressos e digitalizados – que auxiliam quem quiser entender e refletir acerca do atendimento pedagógico em ambiente hospitalar. Assim, mantemos um acervo de livros, periódicos, separatas, filmes, documentários, revistas e matérias de jornal. Isto porque o foco de nossa atuação é promover a pesquisa e a formação para o atendimento em Classe Hospitalar. Assim, além oferecermos subsídios para a formação dos alunos da Faculdade de Educação da UFBA, ofertamos periodicamente cursos de capacitação voltados à comunidade externa. Acima de tudo, produzimos conhecimento, por exemplo, sobre a aprendizagem da criança hospitalizada, sobre métodos e técnicas de ensino no ambiente adverso do hospital, sobre a formação de profissionais de educação para esse ambiente, sobre a receptividade dos hospitais a esse trabalho. Partem de investigações que resultam em artigos, monografias, trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado, os quais buscaremos sempre disponibilizar nessa página. Difundimos nova informação sobre Classe Hospitalar e compartilhamos aquela já existente na rede. Não somos um serviço de atendimento pedagógico a crianças e adolescentes hospitalizados. Não somos, portanto, uma Classe Hospitalar, o que não impede, todavia, que possamos prestar algum tipo de consultoria." 

( Fonte: http://www.cerelepe.faced.ufba.br/quemsomos.php)


Confira tudo em 


Um abraço.
Alexandre Kassis

Nenhum comentário:

Postar um comentário