domingo, 23 de janeiro de 2011

Especialização em Pedagogia Hospitalar








Com o objetivo de propiciar formação especializada de qualidade, a Faculdade Nossa Senhora de Lourdes oferece o curso de Especialização em Pedagogia Hospitalar.

Os atendimentos pedagógicos  estão presentes em diversos hospitais, nas ações educacionais junto a crianças e adolescentes que se encontram internados,desenvolvidas por profissionais formados em pedagogia e outras áreas.

Como ressaltam vários estudos acadêmicos, que focam os efeitos da hospitalização sobre o desenvolvimento infantil e juvenil, as interrupções das rotinas próprias da infância  e adolescência (as  atividades lúdicas e recreativas, a ida diária à escola, o encontro com os colegas, o convívio com irmãos, pais, demais familiares, vizinhos etc.) causam impacto negativo. As crianças e adolescentes  hospitalizados se vêem obrigados a passar horas, dias, meses e até anos em  ambientes, muitas vezes hostis, sujeitos a cirurgias, medicações, exames, injeções, acessos para soro, limites alimentares, convivendo com dor, mal-estar, medo, angústia, privação de liberdade, dentre outros fatores que podem causar sofrimento físico e emocional.

Na ação conjunta dos vários profissionais da saúde que compõem as equipes multidisciplinares em hospitais de qualidade, os com formação  especializada em Pedagogia Hospitalar poderão atender às necessidades educacionais das crianças e adolescentes internados, favorecendo seu desenvolvimento pleno. 


Assim, na intersecção entre Educação e Saúde, num trabalho integrado entre educadores dos hospitais e das escolas regulares, equipes de saúde e famílias, os estudantes hospitalizados poderão dar continuidade às suas escolarizações, o que beneficiará também a saúde física, mental, cognitiva e emocional desses sujeitos.

Para mais informações e inscrições, visite  página do curso de Especialização em Pedagogia Hospitalar,  no site da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes.


Um abraço.

Alexandre Kassis

Nenhum comentário:

Postar um comentário