domingo, 23 de janeiro de 2011

Razão desse Blog

Esse Blog surge como mais um espaço para publicações e comunicações entre todos que querem conhecer ou se interessam pelo tema Pedagogia Hospitalar (e Cia.), sobre aspectos da sua  história, teorias, legislação,trabalhos acadêmicos, sobre algumas práticas cotidianas de professoras(es), que prestam atendimento pedagógico especializado a crianças e adolescentes hospitalizados, buscando garantir o direito à  continuidade de suas escolarizações, contribuindo também com sua saúde integral.

Venho pesquisando sobre o assunto e participei recentemente de um curso de  Extensão sobre o tema, no Hospital do Câncer A.C.Camargo,aqui em São Paulo.

Depois disso, acabei totalmente envolvido com esse universo, que une os campos da Educação e da Saúde, e agora publicarei aqui  minhas reflexões pessoais e meus "achados" interessantes nesse âmbito, compartilhando com todos  e buscando divulgar a Pedagogia Hospitalar,  ainda desconhecida por muita gente, o que não faz justiça à sua importância.

A contribuição de todos também será muito bem-vinda, como elaboração conteúdos, sugestão de links interessantes etc.

No momento, meu foco específico de interesse é o uso das TICs em classes hospitalares. Pretendo apontar para as vantagens de sua utilização como ferramentas facilitadoras dos processos de comunicação e de  ensino/aprendizagem/avaliação, fomentando a formação específica de docentes para o uso das TICs e outros recursos na hospitalização escolarizada e na Educação Especial.

Espero abrir  mais algumas portas e janelas, também ser iluminado ao trocar com todos,  construindo conhecimentos nesse sentido e unindo forças para fomentar discussões e ações positivas nesse contexto.

Abraços.

Alexandre Kassis

2 comentários:

  1. Olá Alexandre

    Excelente iniciativa (li seu e-mail nos blogs educativos). Tomei conhecimento de seu tema de pesquisa em 2009 quando comecei a trabalhar numa ong que tem parceria com algumas escolas estaduais de São Paulo. No grupo existem professores que são contratadas da Educação e atuam nas classes hospitalares.
    Espero aprender com você nesse espaço colaborativo.

    Abraços,
    Débora Martins Machado
    http://educacaolivreparapensar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Débora. Muito obrigado pela força. Vamos trocar muito. Um abraço.

    ResponderExcluir